Empréstimo x Financiamento – Qual a diferença?

Pensou que era a mesma coisa?

Não é! Empréstimo e financiamento podem parecer sinônimos e pra muitas pessoas até que são. Mas na verdade são duas formas de crédito completamente diferentes.

Você precisa saber qual é essa diferença, por que quando for precisar de dinheiro você ter a certeza de que está se endividando da forma certa.

A única semelhança entre empréstimo e financiamento é que os dois são formas de se obter crédito com o banco, ou seja, nos dois casos, o banco te empresta dinheiro por que ele acreditou na sua promessa de que você vai devolver o principal desse dinheiro mais os seus juros.

O que muda é o que você vai fazer com esse dinheiro. Financiamento te lembra o que?

Um carro, uma casa, uma maquina industrial. Então o dinheiro que o banco te empresta tem um propósito muito específico, que geralmente é a compra de um bem que vai estar definido no contrato de um financiamento.

Isso por que caso você não consiga pagar de volta o dinheiro que o banco te emprestou, o banco pode tomar esse bem pra ele, como garantia.

Um imóvel só pode ser registrado em seu nome, depois que você tiver pago o financiamento, o carro vai ficar alienado no nome do banco, até que você pague o financiamento, uma máquina pode ser apreendida pela justiça, caso o financiamento atrase.

Ou seja, o financiamento, sempre é acompanhado de garantia.

Já o empréstimo funciona um pouco diferente.

Digamos que você tem uma empresa, mas por algum motivo você ficou sem caixa.

Você precisa pagar os seus funcionários, senão eles param de trabalhar e sua empresa vai a falência.

Nesse caso, você vai recorrer a um empréstimo, porque essa é uma situação de socorro financeiro, ou seja, os seus planos não funcionaram como você estava esperando, e você precisou da ajuda do banco pra cobrir a sua falta de dinheiro.

Você não deu garantia ao banco, você recorreu a ele no momento de completo desespero da sua empresa, e se você não administrar bem o seu dinheiro você vai falir e não vai conseguir pagar o banco de volta.

Olha o risco que o banco está tomando em te emprestar esse dinheiro?

É muito maior que o risco de um financiamento. Nesse caso, o banco te empresta o dinheiro e vai cobrar juros muito mais altos do que ele jamais cobraria em qualquer financiamento.

Isso porque essa é a forma de compensar todo esse risco, afinal de todo mundo que pediu empréstimo pro banco, inevitavelmente vai ter alguém que não vai conseguir pagar.

Então a única forma do banco sair no lucro é cobrar juros tão altos que os lucros obtidos com o cliente que consegue pagar os empréstimos compensam as perdas dos clientes inadimplentes, que não conseguem.

Como conseguir juros mais reduzidos?

Existe uma forma de você conseguir taxas reduzidas no pedido de um empréstimo, oferecendo garantia.

O fato de você estar pedindo empréstimo não quer dizer que você não possa oferecer garantia pro banco.

Se você tiver alguma coisa pra reduzir o custo, o risco do banco, ele vai aceitar.

Você já ouviu alguém dizer que tem casa hipotecada? É exatamente isso!

Essa pessoa fez um empréstimo como banco sem explicitar qual o destino que ela dá pra esse dinheiro, e ofereceu a sua própria casa como garantia caso ela não consiga pagar essa dívida.

Os bancos são empresas como qualquer outra, e o modelo de negocio deles é simplesmente lucrar o dinheiro que ele empresta pra os outros.

Então, primeiro que você que procurou o banco pra te ajudar e segundo que quando você oferece alguma garantia, o banco não quer a sua garantia, ele quer o dinheiro dele de volta.

Mas a segurança que você passa em oferecer a sua casa pra ele, deixa ele mais tranquilo pra oferecer juros mais baixos e até valores mais altos.

O banco não vai oferecer a sua própria casa por você, você que está assumindo esse risco.

Se você tiver o mínimo de dúvida de que você talvez não consiga pagar o empréstimo de volta, aí nesse caso, não oferece um garantia.

Então de forma geral, uma pessoa que está buscando financiamento pra um carro, pra umaa casa ou pra uma máquina industrial está buscando dinheiro pra concretizar planos que vão gerar melhoria na sua vida ou na vida da empresa.

Ou seja, é uma visão otimista do futuro.

Mas quem pede empréstimo bancário, está basicamente dizendo que falhou em traçar um planejamento que funcionasse ou de na hora de executar esse planejamento, executou esse planejamento de forma errada.

A expectativa que você teve a si mesmo foi otimista, mas a expectativa que o banco teve de você nem tanto.

Por que quando você pediu o dinheiro desse empréstimo pro banco o que você deixou entender foi que você não conseguiu acumular todo esse dinheiro e precisa que ele te ajude.

Só que mesmo sendo algo relevante para você, você mostrou pro banco que na verdade você tem um plano não concretizado, um plano que você não conseguiu realizar.

E no mundo dos negócios?

Trazendo pro mundo dos negócios, as fases iniciais de uma empresa, quando o caixa é pequeno e tem pouco capital de giro, pode ser mais vantajoso pra empresa começar logo de caro com um plano de financiamento.

Por que ao invés de você sacrificar o próprio caixa gastando dinheiro a vista com equipamentos, softwares, maquinas, e todos os outros recurso que você precisa pra sua empresa, você pode usar o dinheiro do financiamento pra cobrir esses gastos e poupar o seu caixa, pra caso de emergência.

Assim você faz um acordo com o banco de que as parcelas, que você vai pagar mensalmente estão sendo um valor baixo o suficiente pra que não cause danos no seu orçamento.

Pode ser bem mais vantajoso do que você consumir de cara todo o seu caixa pra depois ficar dependendo de empréstimos bancários com juros altíssimos.

Na verdade a melhor pra você sentar com seu gerente pra pedir um financiamento é quando você menos precisa, por que assim o banco pode ter ver com um baixíssimo risco de inadimplência, ele vai querer te emprestar dinheiro e vai cobrar juros muito mais baixos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *