Importância da Taxa selic nos investimentos de renda fixa.

Para irmos direto ao ponto, é necessário saber o significado da taxa SELIC e assim ver qual a importância dela nos investimentos de renda fixa.

Sendo assim, seu nome significa sistema especial de liquidação e Custódia. Esta é uma taxa básica de juros encontrada no Brasil onde todas as outras taxas de juros tem como base.

Isso quer dizer que, com o objetivo de controlar a inflação do país, o governo faz o controle das taxas de juros.

A taxa será dividida em dois ramais, que são a SELIC OVER e a SELIC META.

  • OVER, retrata um sistema que faz a média das operações financeiras que estão registradas em títulos públicos federais com o maior equilíbrio possível, por exemplo, para Não finalizar o dia com um saldo negativo em sua empresa, muitas pessoas optam por uma instituição financeira que pega um título público como empréstimo para completar o caixa.
  • META, é o valor de meta que foi estabelecido pelo Copom (comitê de política monetária), como taxa básica de juros para aquela época no país. Apesar de ser um valor que está em constante mudança, ela está sempre próxima ao valor que foi estabelecido em cada reunião do Copom que é realizada a cada 45 dias.

Importância

É bem evidente que ele implica na mudança de juros, visto que ela é a base de todo e quaisquer juros que é aplicado aqui no Brasil.

É importante saber que os juros do Brasil são conhecidos como um dos maiores do mundo, além disso, tanto juros quanto a taxa SELIC estão diretamente relacionados ao valor da inflação.

Isso quer dizer que, quando uma mercadoria que necessita de empréstimo e parcelamento tem um juro muito alto a procura por ela vai diminuir, consequentemente o vendedor vai ter que diminuir o preço da mercadoria, diminuindo a inflação e, por sua vez, desvalorizando o produto.

Em contrapartida, se o valor atribuído aos juros é baixo, a procura pela mercadoria aumenta, o que requer mais empréstimo e parcelamento, fazendo com que o produto seja valorizado e o valor da inflação aumente.

O mercado pode ser controlado através do valor da inflação, onde as taxas da SELIC, quando estabelecidas todas as outras taxas de juros, vão pelo mesmo caminho controlando o mercado.

Além disso ela está diretamente relacionada a empregabilidade, pois uma das maneiras de reagir ao baixo lucro de vendas é cortando gastos e isso quer dizer que muitos funcionários serão demitidos.

Ou seja, taxa de juros alta, queda no mercado e desemprego, taxa de juros baixa, significa mais empregos por consequência de mais vendas.

Calcular a taxa

O cálculo da taxa SELIC é feito diariamente, quando os títulos públicos federais junto com as operações de financiamento são calculados, a partir daí uma média em câmaras de liquidação e compensação são extraídas com base nas operações feitas por instituições e movimentações financeiras.

Hoje em dia, o sistema do Banco Central efetua o cálculo automático da equação, devido à praticidade e sua complexidade.

Variações

É possível acompanhar as variações da taxa que estão mudando com frequência, e ver as consequências dela em diversas áreas, como por exemplo nas taxas de câmbio, na inflação, na economia, no investimento, entre outros.

Por isso, vamos analisar um pouco sobre alguma delas, começando pela economia:

  • Economia

Podemos ver os dois tipos de taxas Selic entrelaçadas na economia, pois ela se trata de um segmento enraizado diretamente ao mercado financeiro, o que os conecta a taxa de juros e a manutenção da inflação.

É por isso que quanto mais equilibrar as taxas de juros, mais acessíveis ficam e por sua vez, mais movimentada a economia Nacional estará.

A política de juros deve ter um relacionamento condizente com a realidade financeira do país, criando um equilíbrio e que o poder de compra vir acompanhado de um mercado forte e sustentável, isso quer dizer que, uma economia saudável não pode depender totalmente do consumidor.

Para entender melhor, lembre-se que a taxa SELIC é quem estabelece o valor de juros básico, depois disso instituições financeiras ou empresas seguem o seu exemplo o que influencia no valor total do produto no qual o comprador tem acesso.

Quando um produto tem um valor muito alto que cria necessidade de um empréstimo ou financiamento, pode acabar sendo desvantagens pois a procura pela mercadoria vai diminuir e com ele o valor do produto e da inflação.

Isso quer dizer que quando a taxa de juros SELIC cai, deixando todos os outros juros, mas em conta os produtos que citamos tem uma procura maior é o valor da inflação sobe.

É de importância ressaltar que, não é sempre que o governo está contente com o valor da inflação, por isso ele usa o valor da taxa básica para estabilizar a economia.

  • Taxas de câmbio

Como os outros, as taxas de câmbio também são influenciadas pela Taxa Selic. Sendo assim, o dólar sofre um baque pois, quando o valor sobe, em contraste com a moeda brasileira, os produtos exportados têm um valor elevado e consequentemente o consumo do produto e os preços caem.

  • Investimento

Uma maneira de evitar riscos e desperdícios do seu dinheiro, é um bom conhecimento de como estão as taxas básicas de juros, por isso a melhor maneira de fazer isso é por comparar o valor das aplicações de renda fiis com as taxas de juros SELIC, assim você verá qual empresa é melhor para fazer o investimento.

  • Tesouro SELIC

Conhecida como uma das formas mais seguras e rentáveis de investimento, o tesouro SELIC funciona como um empréstimo de dinheiro para o governo e as taxas de juros em cima desse valor é o que você recebe.

Como por exemplo, em 2018, muitas pessoas que investiram no tesouro série ganharam cerca de 7 Vezes Mais do que o valor que teria ganho se investisse em uma poupança, tudo isso só no primeiro semestre do ano.

Além do mais, o dinheiro pode ser sacado quando você quiser, entretanto o valor aplicado vai ser delimitado através da taxa SELIC, que também vai dizer qual o rendimento do seu investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *