Diferença de rendimento entre poupança, CDB e LCI.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre esses dois tipos de aplicação de renda fixa, pois ambos oferecem um excelente retorno e é uma grande alternativa com relação à poupança, entretanto há necessidade de saber qual é o melhor em questão de rentabilidade.

Pensando nisso, vamos mostrar nesse artigo alguns assuntos para ajudar você a escolher melhor, como por exemplo, qual o primeiro passo a dar nessas aplicações.

Mas, antes de tudo… vamos conhecer melhor essas aplicações, começando pelo significado delas:

  • CDB

(Certificado de depósito bancário)

Sendo oferecido por bancos e corretoras, o CDB é um título de renda fixa, isso quer dizer que ele pode ter rendimentos prefixados, pós-fixados e híbridos.

  • Pré-fixado, é um valor de juros anual fixado antes do investimento;
  • Pós-fixados, é o valor de juros cobrado referente ao rendimento;
  • Híbridos, está relacionado a juros prefixados, mais o valor da inflação oficial do país.

As características são:

  • A liquidez, o valor mínimo e a rentabilidade mudam conforme a instituição financeira ou o título;
  • Não é cobrado taxa the performance, Custódia ou de administração;
  • As variações de valor, liquidez e rentabilidade podem influenciar no perfil de risco para cada um dos títulos;
  • As variações de liquidez diária rende menos que as que têm maior duração, entretanto algumas instituições oferecem essa opção;
  • Com o tempo, a gasto do valor pago ao Imposto de Renda reduz conforme o tempo de aplicação;
  • Contém um fundo de proteção para garantir o crédito de investidores com limite de r$ 250 mil por pessoa;
  • Normalmente ela contém a opção de remuneração pós fixada atrelada ao seu investimento, e a prefixada, com juros fixo anual.
  • LCI

(Letra de crédito imobiliário)

LCI ou LCA (Letra de crédito do agronegócio), são aplicações mencionadas como um conjunto pois tem características bastantes similares, por exemplo, as duas contêm isenção de Imposto de Renda, pois usam os recursos para áreas essenciais como, economia, mercado imobiliário e agronegócio.

As suas características principais para o investidor são:

  • Contém um fundo de crédito garantido, com valor limite de 250 mil por pessoa;
  • O título e a instituição financeira são fatores que influenciam no valor mínimo, na rentabilidade e na liquidez;
  • Em sua maioria, o rendimento é pré ou pós fixado;
  • A duração mínima para os títulos é de 3 meses;
  • Isenção de Imposto de Renda;
  • Ah está cheias de administração, Custódia ou performance não são cobradas.

Diferenças

Uma das principais diferenças entre CDB e LCI é que, no caso da LCI é possível obter a isenção de taxas do Imposto de Renda, isso também quer dizer que o rendimento gasto na compra do título não vai ter desconto.

Apesar disso, nem sempre a falta de tributação garante um retorno melhor do que os investimentos concorrentes.

Valor mínimo

A instituição financeira é quem decide o valor mínimo a ser aplicado, como por exemplo, em algumas instituições financeiras o investimento inicial é de 1 mil.

  • Liquidez

Isto significa que o título, a instituição financeira e o vencimento podem variar o valor, além de ter a capacidade de converter aplicações em dinheiro sem perda.

  • Rentabilidade

Ambos variam conforme o título na rentabilidade.

Entretanto, quando é feito o cálculo do rendimento líquido pode-se descobrir qual é a forma de investir mais interessante.

Por exemplo, no cálculo do CDB os descontos são referentes ao valor do Imposto de Renda, que é entre 22,5% e 15% sobre os ganhos.

  • Tributação

O imposto de renda é cobrado em muitas aplicações de renda fixa que o CDB está incluído.

Poupança ou rendimento

As opções de rendimento apresentadas acima têm uma rentabilidade muito superior à poupança, além disso se tomar os cuidados necessários a segurança sobre o seu dinheiro é a mesma que em uma poupança. O cuidado é referente a liquidez, que não é diária.

A análise do rendimento da caderneta de alguns anos atrás pode ajudar você entender melhor quais as vantagens de um rendimento ao invés da poupança:

  • 2015, o valor depositado na poupança sofreu uma desvalorização de cerca de 2,28% do seu poder de compra, menos a inflação.
  • 2016, o valor de investimento da poupança foi de 1,9%.

Risco

Em todos os dois tipos de Investimentos o risco é o mesmo, que são eles: falta de liquidez por causa do mau planejamento financeiro do investidor e o calote feito pelo emissor do título.

Entretanto, para o calote do emissor do título há uma proteção dos fundos de crédito garantido que restitui o saldo de até 250 mil por pessoa.

O que resta é você se organizar financeiramente e assim proteger o seu investimento, o que inclui uma análise detalhada de alguns aspectos, como por exemplo, o valor que você recebe por mês, menos as despesas mensais, menos um valor aproximado de uma emergência e o quão estável é o seu emprego, ou seja, ver quanto dinheiro você consegue economizar por mês.

Um conselho dado a muitos investidores é reservar parte do dinheiro equivalente há em média 6 meses de despesas para uma emergência.

Esse dinheiro, conhecido como colchão de emergência, pode ser aplicado em fundos com liquidez diária ou investimentos de curto prazo, que tenho o resgate do dinheiro no próximo dia útil.

Apesar de ser um dos investimentos menos rentáveis já que a duração é menor, você poderá pegar o resto do dinheiro que consegue economizar por mês e investir em títulos de uma duração maior, o qual em sua maioria a melhor escolha é de 2 anos em diante.

FGC

(Fundo Garantidor de Crédito)

É um fundo que garante a proteção do investimento, o mesmo que você tem na poupança, mesmo que em caso de insolvência ou quebra da instituição financeira de quem emite o título.

Como já foi dito, isso significa que pode receber a devolução da aplicação feita com limite de até 250 mil por pessoa.

Para esclarecer, o FGC, não é uma organização do governo, ela é mantida por aportes das instituições financeiras e tem como objetivo proteger instituições e investidores, além de garantir a estabilidade do sistema financeiro nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *